Estas são configurações básicas, você pode melhorar lendo o manual, que acompanha o produto.
Manual de Configuração do Roteador
TL-WR642G
Ligue o roteador, conecte o modem da internet, e conecte-o ao seu computador (Desktop ou Notebook), através de um cabo de rede, para configuração.

Agora entre no navegador de internet, digite o ip, que vem especificado no manual, ao precionar ENTER, se tudo estiver certo, irar aparecer a tela de login acima.

A login geralmente é
admin e a senha é em branco ou admin
Tela Principal depois do login
Clique na opção Quick Setup, esta é a forma mais rápida de configurar o seu roteador.
Ao clicar no botão Next, irar aparecer a tela abaixo
Nesta tela voce configura a rede Wireless

Wireless Radio  - Coloque em Enable, para abilitar

SSID - esse é o nome da rede, irar aparecer em todos computadores que tenha Wireless e esteja por perto do seu roteador

Region - Brazil

Channel - 6 or 11, são os canais utilizados

Mode - neste caso utilizamos o padrão máximo e dinâmico, não mexer nesta parte.

Clique no botão
Next
Usando a configuração rápida  -  Quick Setup
Clique no botão Finish pronto, a configuração básica está pronta, sua rede Wireless vai funcionar normalmente, porém qualquer pessoa vai se conectar a ela, pois dessa forma não tem segurança nenhuma.
Configuração mais avançada
Configurando a Network - LAN
Nesta configuração, você altera o ip do seu roteador, essa mudança, irar mudar toda estrutura de ip da sua rede. geralmente não se mexe nessa configuração, mais se voce manja de IP, pode alterar, existe várias configuração de ip que voce pode usar na sua rede. Depois da alteração, clique no botão Save
Esta janela é importante, é através dela que voce configura a conexão da sua internet, com o seu roteador, nela existe 3 (três) tipos básicos de configuração:

STATIC IP - Geralmente internet para empresa - Esse tipo tem IP's pre-definidos pela operadora, e eles passam a ser válidos na internet, isso significa que voce pode instalar servidores de web, ftp, chat, emails com mais facilidade.

DYNAMIC IP - Geralmente internet Doméstica ou pessoa física - esta forma é simples e rápida, funciona tanto para empresa como para pessoa física, mais o seu modem precisa está preparado para fazer a configuração do seu roteador automáticamente

PPPoE - Esta é usada para pessoa física, aqui voce informa o usuario e senha da conexão do modem com a internet, este usuário e senha, são as fornecidas pelo seu provedor.
Memoriza essa parada, isso é legal
Veja as outras janelas de configuração da internet abaixo:
Aqui voce informa o usuário, ex: Joao@terra.com.br, e a senha. depois disso escolha Connect Automatically, depois clique no botão Save.

Caso não conecte automatico, clique no botão
Connect
Esta parte é muito importante, Aqui iremos configurar a Rede WireLess com seguraça, ou seja a forma correta de fazer.
Aqui voce define o SSID (Nome da rede que vai aparecer nos computadores), o país, e o canal, discutidos anteriormente.
Essa parte, é muito  importante, é aqui que voce determina a seguração da sua rede WireLess, geralmente usa-se WEP, escolha a opção Open System, e, chave do tipo ASCII, é mais rápido pro Windows
Voce pode usar uma chave (Key), ou mais de uma, no WEP Key digite sua chave de segurança, Key Type escolha 128 bits, isso significa que sua chave (WEP Key), vai ter 13 Digitos, Veja alguns exemplos:

#A2d0m0i9m@10

R2e0d0e9@#$10

Dessa forma acredite, a sua rede vai ficar bem mais segura, e os vizinhos espertinhos não conseguir usar sua internet de graça.

Não se esqueça de clicar no botão Save
Agora vamos fazer outra configuração muito importante, a definição dos IP's da sua rede, bem, se voce tem apena 3 computadores, então é prudente deixar 5 (cinco) conexões, isso é feito na opção Advanced Settings item  DHCP isso significa Dynamic Host Configuration Protocol, no popular isso significa Protocolo de Configuração Dinamica de Computadores na Rede, ou seja, todo computador que se conectar na sua rede, receberar um IP, acabando os IP's não haverá mais conexões, só se for por IP fixo, e isso é outra história
Acima foi habilitado o DHCP ligando a opção Enable, mais abaixo definido que esta rede terá 200 IP's disponíveis para conexões.

Repare que estes IP's são parecidos com o IP do roteador, muito fácil.....
Na opção DHCP Clients List, voce verá todos os computadores conectados na sua rede Wireless, pode até verificar se tem algum penetra nesta lista.
Aqui voce reserva algum IP que voce queira que não faça parte dos IP's que serão distribuídos na sua rede WireLess. Esse IP reservado voce pode usar para uma configuração de IP Fixo.
Sua Rede Wireless, está pronta pra uso, divirta-se
Volta a página anterior
Volta a página anterior